Serviços Notariais e Registrais online ganham força em tempos de isolamento social

O webinar promovido pela Escola de Direito Notarial e de Registro (ENNOR) em parceria com a Confederação Nacional de Notários e Registradores (CNR) e a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), no dia 27/05, abordou o fortalecimento dos serviços notariais e registrais em tempos de isolamento social.  No debate, os participantes falaram sobre como as diversas regiões do País estão se adaptando a pandemia e como estão funcionando as novas tecnologias do segmento extrajudicial.


O conteúdo na íntegra pode ser acessado no Youtube da Ennor! Abaixo, confira alguns dos insights abordados pelos participantes:


Mediado pelo diretor-geral da Ennor, Leonardo Brandelli, o webinar contou com participação dos professores Christiano Cassettari, Hércules Benício, Carlos Fernando Brasil, Ivan Jacopetti e Reinaldo Velloso. Durante o primeiro bloco foram discutidas as especialidades e mudanças de cada região por conta da Covid-19 e em um segundo momento, o que se projeta para o futuro.


Christiano Cassettari iniciou a discussão comentando sobre os plantões de atendimento para Registo civil de Pessoas Naturais, as mudanças nos calendários e feriados. Cassetari comentou também sobre a colaboração entre os cartórios e os veículos de comunicação na divulgação das notícias para a sociedade e finalizou falando da atuação da Central de Informações do Registro Civil (CRC) nesse processo. 


Hercules Benício comentou como a atividade vem buscando aprimoramentos para auxiliar a sociedade. As ferramentas e estratégias de geração de novas soluções são promovidas pelo Registro de Títulos e Documentos e o Registro Civil de Pessoas Jurídicas. A ideia é incentivar o uso dos avanços tecnológicos pelas serventias que prestam serviços extrajudiciais. Lembrou que alguns cartórios estão recebendo uma certa autonomia e flexibilização nesses temas.


Ivan Jacopetti explicou sobre a situação dos Registros de imóveis, falou da ampliação no acesso aos sistemas e da cultura de implantação do eletrônico para as contratações imobiliárias. 


Carlos Fernando Brasil destacou que a partir do Provimento 100 do Conselho Nacional de Justiça, houve uma alteração nos paradigmas dos procedimentos notariais. Ele acredita que a pandemia foi um começo para a evolução das atividades notariais eletrônicas e questionou se o futuro do notariado será o e-notariado. 


Reinaldo Velloso explicou sobre a especialidade eletrônica no Protesto desde 1994, falou sobre os desafios das adaptações nas intimações e citou algumas opções como o sistema TDA, de débito automático, aderido pelas pessoas jurídicas. 


Ivan Jacopetti explicou sobre a situação dos Registros de imóveis, falou da ampliação no acesso aos sistemas e da cultura de rejeição ao eletrônico para as contratações imobiliárias. 


Serviços notariais e registrais em debate


Quer saber mais detalhes do debate? Acesse o youtube da Ennor e confira o debate na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=ttV792pmtso


Anote na agenda: próximo debate será sobre Conciliação e Mediação Extrajudicial


Na próxima quinta-feira (4), 18h, a Ennor promove o webinar “Conciliação e Mediação Extrajudicial” com participação da coordenadora da Escola, Fernanda Castro, do Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná e coordenador dos cursos de Mediação e Conciliação do CNJ/ENFAM, Roberto Bacellar e do Conselheiro e Presidente da Comissão Permanente de Solução Adequada de Conflitos e do Comitê Gestor da Conciliação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Henrique Ávila.


Sobre a Ennor


A Escola Nacional dos Notários e Registradores (ENNOR) oferece diversas opções para a capacitação dos profissionais. Por meio de aulas presenciais e à distância, esses conteúdos contribuem para a melhoria dos serviços prestados nas serventias.

Leia Também


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Prezado Usuário,Em relação às medidas restritivas estabelecidas de 18/03 a 28/03/2021 pelo DECRETO ESTADUAL PE Nº 50.433, DE 15 DE MARÇO DE 2021, informamos que os cartórios são serviços públicos delegados pelo Poder Judiciário Estadual e, portanto, en [...]

continuar lendo

Plenário veda indisponibilidade de bens dos devedores da Fazenda Pública, mas admite averbação

Por decisão majoritária, o Supremo Tribunal Federal (STF) vedou a possibilidade de a Fazenda Nacional tornar indisponíveis, administrativamente, bens dos contribuintes devedores para garantir o pagamento dos débitos fiscais a serem executados. No entant [...]

continuar lendo

Cartórios de Registro de Imóveis contabilizam crescimento de até 190% nas solicitações eletrônicas durante pandemia

Entre abril e setembro deste ano, os cartórios de Registro de Imóveis mineiros registraram um grande aumento na busca por serviços digitais. A média mensal de pedidos de certidões pela Central Eletrônica de Registro de Imóveis de Minas Gerais (CRI-MG) foi [...]

continuar lendo