Clientes podem usar PIX para pagar taxas de serviços em 541 cartórios de Pernambuco

A iniciativa foi lançada nesta terça (9), pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e entra em vigor na quarta (10). Tribunal também conta com serviço de autoatendimento para demandas e consultas.


Duas iniciativas foram lançadas, nesta terça (9), para ajudar as pessoas que usam os serviços do Judiciário e de cartórios em Pernambuco. Elas contarão com sistema de autoatendimento para demandas e busca por informações. Também poderão pagar as taxas cartoriais usando o PIX.

Os serviços foram lançados pela Corregedoria Geral da Justiça (CGJPE), em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

O PIX é um novo meio de pagamentos e transferências desenvolvido pelo Banco Central para facilitar as transações financeiras

Essa modalidade de pagamentos fica disponível para os clientes a partir da quarta-feira (10), de acordo com o TJPE, em todos os 541 cartórios de Pernambuco.
Com a implantação do pagamento das guias de recolhimento dos serviços de cartórios por meio do Pix, será possível fazer a compensação de boleto de forma mais rápida e segura.
Segundo o TJPE, os clientes não vão precisar sair do cartório, ir até um banco, realizar o pagamento e aguardar, pelo menos, um dia útil para a instituição financeira compensar o valor pago para a autorização do serviço.
A pessoa agora poderá pagar o boleto via Pix dentro dos cartórios e aguardar alguns minutos para ser atendida.
Na fase de testes, o serviço ficou disponível em cinco cartórios da Região Metropolitana: 4ª Serventia Registral, 6ª Serventia Registral e 8ª Serventia Notarial do Recife; 1ª Serventia Notarial de Jaboatão dos Guararapes; e 1ª Serventia Registral e Notarial do Paulista.
Outra iniciativa lançada pelo Judiciário nesta terça é o Justiça Aqui. Dois totens de autoatendimento foram instalados na entrada da Ala Sul do Fórum do Recife e começam a funcionar na quarta (10)
Por meio desses sistemas de autoatendimento é possível realizar os seguintes serviços e consultas: registro de comparecimento em juízo para pessoas em cumprimento de penas alternativas; orientações para pagamento de multas também por pessoas apenadas; e consultas de telefones e endereços de unidades judiciárias.
Segundo o TJPE, a meta é, após essa fase inicial, é instalar mais 50 equipamentos e ampliar a oferta de serviços.
Ainda de acordo com o tribunal, com o autoatendimento, cerca de 1.300 pessoas, que estão em fase de cumprimento de pena em regime aberto, não precisarão mais se dirigir até a Vara de Execução de Penas Alternativas (Vepa) para assinatura de termo de presença.
Elas poderão a registrar a frequência mensal obrigatória de comparecimento em juízo, por meio de biometria, em um dos totens instalados no Fórum do Recife, sem a necessidade de se apresentar presencialmente na vara onde tramita a ação.
O Justiça Aqui é um dos projetos vencedores da CrieJam, competição promovida pela Escola Judicial por meio do Instituto de Desenvolvimento de Inovações Aplicadas.

Leia Também


Clientes podem usar PIX para pagar taxas de serviços em 541 cartórios de Pernambuco

A iniciativa foi lançada nesta terça (9), pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e entra em vigor na quarta (10). Tribunal também conta com serviço de autoatendimento para demandas e consultas.Duas iniciativas foram lançadas, nesta terça (9), para a [...]

continuar lendo

O fim do 'Brasil pastinha'

Em artigo publicado nesta Folha (“As centrais de cartórios e os falsos liberais”, 12/8), os autores Rafael Valim e Antonio Corrêa de Lacerda criticaram a proposta de universalização do acesso digital aos cartórios brasileiros, que é fruto de um esfo [...]

continuar lendo

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Prezado Usuário,Em relação às medidas restritivas estabelecidas de 18/03 a 28/03/2021 pelo DECRETO ESTADUAL PE Nº 50.433, DE 15 DE MARÇO DE 2021, informamos que os cartórios são serviços públicos delegados pelo Poder Judiciário Estadual e, portanto, en [...]

continuar lendo