Clientes podem usar PIX para pagar taxas de serviços em 541 cartórios de Pernambuco

A iniciativa foi lançada nesta terça (9), pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e entra em vigor na quarta (10). Tribunal também conta com serviço de autoatendimento para demandas e consultas.


Duas iniciativas foram lançadas, nesta terça (9), para ajudar as pessoas que usam os serviços do Judiciário e de cartórios em Pernambuco. Elas contarão com sistema de autoatendimento para demandas e busca por informações. Também poderão pagar as taxas cartoriais usando o PIX.

Os serviços foram lançados pela Corregedoria Geral da Justiça (CGJPE), em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

O PIX é um novo meio de pagamentos e transferências desenvolvido pelo Banco Central para facilitar as transações financeiras

Essa modalidade de pagamentos fica disponível para os clientes a partir da quarta-feira (10), de acordo com o TJPE, em todos os 541 cartórios de Pernambuco.
Com a implantação do pagamento das guias de recolhimento dos serviços de cartórios por meio do Pix, será possível fazer a compensação de boleto de forma mais rápida e segura.
Segundo o TJPE, os clientes não vão precisar sair do cartório, ir até um banco, realizar o pagamento e aguardar, pelo menos, um dia útil para a instituição financeira compensar o valor pago para a autorização do serviço.
A pessoa agora poderá pagar o boleto via Pix dentro dos cartórios e aguardar alguns minutos para ser atendida.
Na fase de testes, o serviço ficou disponível em cinco cartórios da Região Metropolitana: 4ª Serventia Registral, 6ª Serventia Registral e 8ª Serventia Notarial do Recife; 1ª Serventia Notarial de Jaboatão dos Guararapes; e 1ª Serventia Registral e Notarial do Paulista.
Outra iniciativa lançada pelo Judiciário nesta terça é o Justiça Aqui. Dois totens de autoatendimento foram instalados na entrada da Ala Sul do Fórum do Recife e começam a funcionar na quarta (10)
Por meio desses sistemas de autoatendimento é possível realizar os seguintes serviços e consultas: registro de comparecimento em juízo para pessoas em cumprimento de penas alternativas; orientações para pagamento de multas também por pessoas apenadas; e consultas de telefones e endereços de unidades judiciárias.
Segundo o TJPE, a meta é, após essa fase inicial, é instalar mais 50 equipamentos e ampliar a oferta de serviços.
Ainda de acordo com o tribunal, com o autoatendimento, cerca de 1.300 pessoas, que estão em fase de cumprimento de pena em regime aberto, não precisarão mais se dirigir até a Vara de Execução de Penas Alternativas (Vepa) para assinatura de termo de presença.
Elas poderão a registrar a frequência mensal obrigatória de comparecimento em juízo, por meio de biometria, em um dos totens instalados no Fórum do Recife, sem a necessidade de se apresentar presencialmente na vara onde tramita a ação.
O Justiça Aqui é um dos projetos vencedores da CrieJam, competição promovida pela Escola Judicial por meio do Instituto de Desenvolvimento de Inovações Aplicadas.

Leia Também


Carteira de identidade para funcionários de cartórios é aprovada e vai a sanção Fonte: Agência Senado

Servidores de cartórios passarão a ter documento de identidade próprio. É o que prevê o PL 5.106/2019, aprovado nesta terça-feira (22) em Plenário. O documento será emitido para notários, registradores e escreventes. O projeto, que já havia passado p [...]

continuar lendo

Clientes podem usar PIX para pagar taxas de serviços em 541 cartórios de Pernambuco

A iniciativa foi lançada nesta terça (9), pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e entra em vigor na quarta (10). Tribunal também conta com serviço de autoatendimento para demandas e consultas.Duas iniciativas foram lançadas, nesta terça (9), para a [...]

continuar lendo

O fim do 'Brasil pastinha'

Em artigo publicado nesta Folha (“As centrais de cartórios e os falsos liberais”, 12/8), os autores Rafael Valim e Antonio Corrêa de Lacerda criticaram a proposta de universalização do acesso digital aos cartórios brasileiros, que é fruto de um esfo [...]

continuar lendo