Prefeitura assina acordo com Associação dos Registradores Imobiliários de Pernambuco


A Prefeitura do Recife deu um passo muito importante nesta quinta-feira (22) que vai beneficiar os contribuintes do Recife. A Secretaria de Finanças assinou acordo de cooperação técnica com a Associação dos Registradores Imobiliários de Pernambuco (Aripe) para promover o intercâmbio de informações acerca dos imóveis do Recife e dos seus respectivos proprietários  e detentores de direitos reais, bem como manter atualizadas as bases cadastrais da prefeitura e dos cartórios. Essa medida atinge diretamente o contribuinte, que devido ao compartilhamento de informações, poderá  registrar seu imóvel em um dos sete cartórios existentes na capital de maneira mais rápida. O acordo foi assinado pelo secretário de Finanças do Recife, Ricardo Dantas, e pelo presidente da Aripe, Roberto Lúcio Souza Pereira.
O secretário Ricardo Dantas destacou a importância do acordo. "Registrar a escritura do imóvel nos Cartórios de Registro do Recife será muito mais rápido a partir de agora, pois firmamos um compromisso com a Aripe que permitirá a troca de informações e ainda a higienização dos dados cadastrais dos imóveis que constam em nossos cadastros", explicou Dantas, acrescentando que o acordo formaliza uma parceria que a Prefeitura do Recife já mantém com a Aripe.
Para o presidente da Aripe, Roberto Lúcio Souza Pereira, o acordo é um fortalecimento do bom relacionamento entre a Prefeitura e os cartórios  de registros de imóveis do Recife. "Nosso intuito é ser ainda mais acessíveis e trabalhar juntos com o mesmo interesse, que é compartilhar informações que possam ajudar ainda mais os usuários de cartórios", destacou.
O acordo prevê obrigações mútuas. A Aripe deverá fornecer à Secretaria de Finanças, a cada dois meses, informações constantes do Registro de Imóveis, tais como matrícula do imóvel, data e número do registro, data e número do processo do ITBI ou ICD, informações gerais do adquirente como nome, documentos pessoais, telefones e e-mails, percentual adquirido e transmitido, tipo de transação, data do registro e outras informações que são importantes constarem no cadastro de imóveis do município.
Caberá à Secretaria de Finanças do Recife quando solicitado pela Aripe, realizar o fornecimento, bimensal, de informações constantes do seu cadastro imobiliário, tais como sequencial e inscrição imobiliária, dados dos proprietários e dos responsáveis pelos imóveis e também informações dos imóveis. Atualmente, constam mais de 400 mil imóveis cadastrados na base de dados da Prefeitura do Recife.

Leia Também


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Prezado Usuário,Em relação às medidas restritivas estabelecidas de 18/03 a 28/03/2021 pelo DECRETO ESTADUAL PE Nº 50.433, DE 15 DE MARÇO DE 2021, informamos que os cartórios são serviços públicos delegados pelo Poder Judiciário Estadual e, portanto, en [...]

continuar lendo

Plenário veda indisponibilidade de bens dos devedores da Fazenda Pública, mas admite averbação

Por decisão majoritária, o Supremo Tribunal Federal (STF) vedou a possibilidade de a Fazenda Nacional tornar indisponíveis, administrativamente, bens dos contribuintes devedores para garantir o pagamento dos débitos fiscais a serem executados. No entant [...]

continuar lendo

Cartórios de Registro de Imóveis contabilizam crescimento de até 190% nas solicitações eletrônicas durante pandemia

Entre abril e setembro deste ano, os cartórios de Registro de Imóveis mineiros registraram um grande aumento na busca por serviços digitais. A média mensal de pedidos de certidões pela Central Eletrônica de Registro de Imóveis de Minas Gerais (CRI-MG) foi [...]

continuar lendo