1º Simpósio Nacional de Direito Registral Imobiliário “Registrador Nicolau Balbino Filho

Apresentação dos trabalhos enviados ao comitê científico acontece nesta quinta-feira (18.10), segundo dia do XLV Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil. Veja a programação completa do Simpósio

O 1º Simpósio Nacional de Direito Registral Imobiliário “Registrador Nicolau Balbino Filho” acontece nesta quinta-feira (18.10), segundo dia do XLV Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil. Durante o Simpósio, os participantes irão apresentar os trabalhos enviados ao comitê científico. Confira a programação completa: 
 
Tema 1: A prioridade registral: O que é? O que não é? O que pode vir a ser? Quais são suas exceções? Qual é a repercussão das novas tecnologias na prioridade? Como conjugar prioridade e preferências processuais?
 
I) Prioridade registral e preferências processuais.
Expositora: Alise Andréia Formenti. Registradora Civil e Tabeliã de Notas de Queiroz – SP. Pós-graduada em Direito Notarial e Registral. 
 
II) Do protocolo em balcão ao protocolo TCP/IP: o gerenciamento da prioridade registral no âmbito do Registro Eletrônico.
Expositor: Fábio Ribeiro dos Santos. Oficial de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoas Jurídicas de Campos do Jordão – SP. Doutor e mestre em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (área de concentração Direito Urbanístico e Ambiental). Especialista em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e em Política Internacional pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Membro da Academia Brasileira de Direito Registral Imobiliário – ABDRI, e da Comissão de Pensamento Registral Imobiliário do IRIB.
 
Tema 2: A matrícula: O que se matricula? O que se registra? Que relação há entre matrícula e cadastro? Como deve ser uma matrícula digital? Como conduzir ao SREI as matrículas (e transcrições) do presente?
 
III) A Matrícula no Registro de Imóveis: De onde viemos e para onde vamos?
Expositor: Gian de Souza Novaz. 2º Registrador Substituto no Registro de Imóveis de Palmeira das Missões – RS. Graduando em Direito pela Universidade de Passo Fundo – UPF; Presidente do Diretório Acadêmico do Campos UPF Sarandi; Representante do Campus UPF Sarandi junto ao Diretório Central de Estudantes na UPF.
 
IV) A Matrícula.
Expositor: Moacyr Petrocelli de Ávila Ribeiro. Oficial de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos, Civil de Pessoas Jurídicas e Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas de Pedreira – SP. Especialista em Direito Notarial e Registral. Professor convidado em cursos de graduação e pós-graduação.
 
V) Matrícula: Da escrituração em livro manuscrito ao Registro Eletrônico.
Expositora: Rosiane Rodrigues Vieira. Registradora Titular do Ofício do 1º Registro de Imóveis de Montes Claros – MG e mestranda no curso de Mestrado Profissional em Direito dos Negócios da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas - FGV.
 
Moderador:
Ivan Jacopetti do Lago. Oficial do Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoas Jurídicas de Paraguaçu Paulista – SP. Bacharel, mestre e doutor em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Pós-graduado pelo CENOR e pela Universidade Autônoma de Madri (CADRI 2015). Membro da Academia Brasileira de Direito Registral Imobiliário – ABDRI. Diretor de Relações Internacionais, membro do Conselho Fiscal e da Comissão do Pensamento Registral Imobiliário do IRIB.
 
Debatedores:
Daniel Lago Rodrigues. Oficial do Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoas Jurídicas de Taboão da Serra – SP. Mestre em Direito Processual pela PUC Minas, e mestre em Direito Internacional pela Universidade Metodista de Piracicaba. Secretário-Geral da Academia Brasileira de Direito Registral Imobiliário – ABDRI. Diretor de Relações Institucionais e membro da Comissão do Pensamento Registral Imobiliário do IRIB.
 
Alexandre Gomes de Pinho. Oficial de Registro de Imóveis e Anexos em Catanduva/SP. Pós-graduado em Direito Registral Imobiliário pela Faculdade Arthur Thomas de Londrina/Paraná e em Direito Notarial e Registro Predial pelo Centro de Estudos Notariais e Registrais (CENOR) da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra/Portugal. Mestrando em Direito pela Universidade de Coimbra/Portugal. Membro da Comissão de Pensamento Registral Imobiliário do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (CPRI - IRIB).
 
O XLV Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil acontece de hoje (17.10) até sexta-feira (19.10) no Hotel Majestic Palace, em Florianópolis (SC). As inscrições ainda podem ser feitas no local do evento

Leia Também


Plenário veda indisponibilidade de bens dos devedores da Fazenda Pública, mas admite averbação

Por decisão majoritária, o Supremo Tribunal Federal (STF) vedou a possibilidade de a Fazenda Nacional tornar indisponíveis, administrativamente, bens dos contribuintes devedores para garantir o pagamento dos débitos fiscais a serem executados. No entant [...]

continuar lendo

Cartórios de Registro de Imóveis contabilizam crescimento de até 190% nas solicitações eletrônicas durante pandemia

Entre abril e setembro deste ano, os cartórios de Registro de Imóveis mineiros registraram um grande aumento na busca por serviços digitais. A média mensal de pedidos de certidões pela Central Eletrônica de Registro de Imóveis de Minas Gerais (CRI-MG) foi [...]

continuar lendo

CAROS USUÁRIOS

CAROS USUÁRIOS,A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA 26/10/2020, O ATENDIMENTO PRESENCIAL SERÁ REALIZADO APENAS POR AGENDAMENTO PRÉVIO PELO NOSSO WHATSAPP (81) 98709-2463 OU TELEFONE (81) 3132-9191. RESSALTAMOS QUE O ATENDIMENTO VIA WHATSAPP ESTÁ SENDO REALIZADO NORMALM [...]

continuar lendo